segunda-feira, 30 de julho de 2012

Aldeia de Castelões


Engaranho

[Portugal: Trás-os-Montes]  Fraqueza geral que atrofia as crianças; raquitismo.


É muito antiga a devoção e romagem à Nª Senhora das Necessidades e do Engaranho, que se encontra na ermida edificada em plena serra próxima da Aldeia de Castelões, no concelho de Chaves.


Por traz da capela, existe um penedo em forma de concha, com água que nunca seca e à qual crianças ou adultos, portadores de atrofia dos seus membros, acorrem.


Com a sua fé e crença em Nª Senhora, os pacientes vão até Castelões em busca da cura, deslocando-se à pequena ermida para o cumprimento de um antigo ritual e que consta do seguinte:

Chegados ao local, deve despir-se toda a roupa do paciente, despejar na sua cabeça nove conchas de água do penedo, sendo que na última, a concha deve ser arremessada para traz das costas, dar nove tombos no altar da Senhora, vestir uma roupa diferente e regressar a casa por outro caminho, deixando no local a roupa que levara vestida.



Segundo relatos das pessoas mais antigas, as vestes deixadas no local eram leiloadas pela população, sendo o valor encaixado, revertido a favor da Santa.
Actualmente, os pertences deixados, são depositados em contentores de roupa usada existentes na cidade.



São muitos os que visitam o local. Fica este testemunho.

Castelões, Chaves, 9 de Setembro de 1982

Visita à Senhora do Engaranho, pobremente recolhida numa ermidinha tosca da serra, com lindas vistas e muita solidão.
É um consolo verificar como o nosso povo teve artes de arranjar em todas as horas advogados para todas as suas aflições. A Desgraça é que os arranjou sempre no céu.

Miguel Torga, in Diário XIV


Sem comentários: