quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aldeia de Castelões

O Fontanário da Eira do Forno

Chegado a Castelões para uns dias de férias, logo reparo que há alterações na paisagem urbana do povo.

À passagem pelo local a alteração pareceu-me bem e mereceu a minha aprovação, contudo fiquei com a sensação que a obra seria polémica e geradora de diferentes pontos de vista.

Na primeira oportunidade que tive, peguei na câmara fotográfica e fui até às Costas do Forno, fotografar e tentar entender o que se passara para mudarem de local o velho fontanário da eira.



Segundo os promotores da alteração, a ideia surgiu depois de um camião de grandes dimensões ao fazer a manobra de inversão de marcha, por pouco não tocou no fontanário provocando a sua destruição, acrescida pelo facto de já terem acontecido situações semelhantes em anos passados obrigando a recorrer ao cimento para remendar os rombos provocados na pedra.

Os mais otimistas são de opinião, mais que a preservação do fontanário, podemos adicionar a facilidade com que qualquer tipo de veículo agora pode entrar e manobrar na grande eira do forno, bem como da eliminação do gelo que se formava nas noites frias de inverno, provocado pela água do fontanário que corria pelo chão fora, originando a queda de muitas pessoas.



Já os de opinião contrária afirmam que, era uma coisa dos antigos e que assim deveria permanecer, fechando os olhos aos novos tempos e às novas realidades.



Parece-me uma obra útil, sem descaracterizar o local e que brevemente acolherá o consenso de todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

À mais de 60 anos que este Fontanário ( pia do forno ), estava construida neste local e nunca houve problemas de passagem e agora por certas manias a mudaram,já que gostam tanto de mudanças e de espaço, retirem também o cruzeiro para facilitar a passagem para o Santuário, visto que com estacionamentos de carros isto não é possível.