sexta-feira, 3 de junho de 2011

Matar dois coelhos com a mesma cajadada - Dia I



Foi por uma conjugação de prazeres, atendendo à proposta de um amigo por um lado, solicitando apoio para a tentativa da iniciação de encontros mensais de 4Ls na Cidade de Chaves e por outro a assumida vontade de levar os “Amigos das Lagaradas” à minha Aldeia, que decidi organizar um passeio de fim-de-semana ao qual dei o nome de “RAIDE 4L A CASTELÕES 2011” tendo como objectivo, fazer um BBQ no parque de Nª Senhora das Necessidades em Castelões, no Sábado e no Domingo, um encontro com os 4eListas de Chaves, seguido de um almoço de confraternização entre todos.


 E assim, como reza o ditado popular, procurei “matar dois coelhos com a mesma cajadada”

Depois de toda a planificação, chegou o dia da concentração e ao local e à hora marcada, foram chegando as 4Ls provenientes de diferentes latitudes como, Felgueiras, Régua, Porto, Trofa, Póvoa de Varzim, Esposende e Braga, dando início ao programa estabelecido para Sábado dia 28 de Maio de 2011.




Com todos os participantes prontos...





e as malas das carrinhas bem recheadas... Partimos em direcção a Castelões.





Tendo em conta proporcionar aos participantes um passeio de rara beleza paisagística, com passagens por aldeias típicas Transmontanas e em permanente contacto visual com a realidade local e regional, desenhei um traçado que nos levou das Cerdeirinhas, em Vieira do Minho, até à barragem dos Pisões, cruza-la, seguir por terras a aldeias de Montalegre até chagarmos à aldeia de Castelões, local escolhido para a degustação do fartado Farnel que seguia em cada uma das 4Ls, terminando a jornada na Cidade de Chaves com a acomodação de todos.








Breve paragem na Barragem dos Pisões para molhar a Gola...










Como o calor apertava  o grupo fugiu para a sombra.




                                                    


Chegada ao Parque de merendas da
Nª Senhora das Necessidades em Castelões.






Com o adiantar da hora e o ar da serra a fazer-se sentir...


Optamos por usufruir das excelentes condições que o local oferece, utilizando a cozinha e o salão, proporcionando a todos um maior conforto.










No final do repasto, valeu-nos a intervenção do Franchini para tomarmos  uns cafézinhos bem tirados.

Entrega da placa do evento ao Joaquim Monteiro, Presidente da Comissão de Festas, que tem a cargo o Parque e a quem agradeço toda a colaboração dispensada.


Já a hora ia para além do Sábado quando chegamos a Chaves.
Depois de expor as máquinas junto à Ponte de Trajano e enquanto uns não resistiram ao cansaço, outros foram em busca de um Bar aberto.


Pela noite dentro houve tempo para, num pequeno Teatro Romano, assistirmos a uma Tragédia Grega, interpretada pelo grande actor e companheiro de viagem, Diamantino da Trofa.



E com um último olhar para as águas calmas do Rio Tâmega, despedi-mo-nos num risonho, até já...


CONTINUA

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo nunca é demais agradecer este evento, espero que com a noticia na Topos e Classicos existam mais pessoas a ver esta página fantástica, os meus sinceros parabéns Jose Seguro Franchini

afonso cunha disse...

Ainda bem que gostou do evento e da página! Obrigado.